SIM, TEM JEITO!

SIM, TEM JEITO!

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Palavras duras de se ouvir...


Por vezes, recebo comentários nos meus vídeos no YouTube, mais ou menos assim: “Suas palavras foram duras, mas necessárias”. Acredito que vale a pena refletirmos sobre isso.
Meus queridos, quando estou lendo um relato que me foi enviado por e-mail e a pessoa escreveu, por exemplo, que a outra terminou e disse não querer mais o relacionamento, é comum percebermos que quem foi deixado começa a se apegar em detalhes, como: diz que a outra pessoa não apagou as fotos das redes sociais; que um amigo em comum disse que ela estava com um olhar triste; que estava com cara de choro no serviço, entre tantas outras coisas.
E sabe por que a pessoa se apega a isso? Porque ela quer minimizar a sensação de dor pela qual está passando com o término. Sim, a dor está acontecendo! E sabe por quê? Porque o término aconteceu! E, além de ter acontecido, existem palavras nas quais devemos nos orientar, como por exemplo: “Não quero mais”; “Não gosto mais de você como antes”; “O problema sou eu e não você”; “Quero ficar sozinha”; “Quero curtir mais a vida de solteira”, entre tantos exemplos que poderiam ser citados.

Ora, quando estou lendo os e-mails, nada mais faço do que, na verdade, “esfregar” na cara da pessoa a realidade que ela está querendo enfiar para debaixo do tapete. Ou seja, a pessoa está querendo inverter as situações. Quer se apegar aos detalhes (não apagar fotos, olhar triste etc) como se eles fossem a realidade (quando, na verdade, eles são apenas hipóteses) e quer transformar o que de fato é real (“não quero mais você”) em hipóteses e fantasias (e aí costumam dizer: “Mas eu sei que ela ainda me ama”).
É justamente aqui que nos iludimos e, assim, fazemos com que nossa dor seja anestesiada. Porém, não nos libertamos! É por isso que continuamos querendo, a todo instante, informações sobre a pessoa e nosso pensamento fica conectado nela. Somente quando encararmos a realidade é que poderemos nos posicionar e tomar um posicionamento. Sim, não pensem que não sei o quanto é doloroso. Eu sei! Mas somente quando fizermos isso é que teremos a possibilidade de nos libertarmos, usando as chaves que a própria pessoa nos deu, isto é, as frases que ela disse e que insistimos em jogá-las para debaixo do tapete.

Portanto, não são minhas palavras que são “duras”. Na verdade, apenas desvelo o que já foi dito anteriormente e que as pessoas querem deixar de forma velada e escondida. É preferível a dor da verdade à ilusão das hipóteses anestésicas. Elas não nos deixam seguir nossa vida, justamente porque nos tiram da realidade. E apenas na realidade é que poderemos caminhar, ainda que a passos lentos. Pense nisso! Forte abraço: André Massolini

2 comentários:

  1. Oi André, estou vivendo a pior fase da minha vida, sem auto estima, insegura, possessiva, paranoica e por ai vai... Não tenho mais vontade de sair, tenho medo de ver pessoas do passado do meu namorado que me tiram a paz, não consigo nem dormir direito. Estou fazendo terapia, mas ainda está muito difícil pra mim. Quero muito me libertar dessa doença chamada ciumes, e recuperar minha auto estima... estou vendo minha vida passar diante dos meus olhos e não estou vivendo.Não quero mais viver assim, isso está me destruindo cada dia mais, tudo o que faço é chorar.
    Teus videos tem me ajudado muito, você está em minhas orações, desejo á você muita sabedoria e inteligência, para que possa sempre ajudar as pessoas que estão passando por momentos difíceis. Que Deus te dê muitas alegrias!

    Gratidão, muita gratidão.

    ResponderExcluir